Museu Thorvaldsen

Museu Thorvaldsen

O museu mais antigo de Copenhague é dedicado ao famoso escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, e abriga uma valiosa coleção de esculturas e pinturas do artista. Você sabia que o próprio Thorvaldsen está enterrado no jardim?

A meados do século XIX, o famoso escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen ofereceu ao rei Frederico VI doar todas as suas obras à cidade de Copenhague se a cidade lhe desse um museu em sua homenagem. Seu desejo se tornou realidade em 1848, quando abriu suas portas o primeiro museu de Copenhague: o Museu Thorvaldsen.

Na zona direita do Palácio de Christiansborg está esse museu que reúne as obras mais destacadas do escultor dinamarquês. As esculturas mais famosas do museu são Ganimedes com a águia de Júpiter, Vênus com a maçã e Jasão com o velo de ouro, que consagraram Thorvaldsen como mestre da escultura neoclássica.

O resto das esculturas do Museu Thorvaldsen representa deuses romanos, personagens históricos e até o próprio artista. Além disso, no primeiro andar do museu estão expostas uma série de objetos pertencentes à coleção privada de antiguidades do artista.

Tanto o interior quanto o exterior do Museu Thorvaldsen estão inspirados na arquitetura do Antigo Egito, com palmeiras e esculturas de animais. O design do edifício agradou tanto que o próprio Thorvaldsen pediu para ser enterrado no jardim do museu, onde permanece sua sepultura.

Horário

De terça a domingo: das 10:00 às 17:00 horas.
Segunda-feira: fechado.

Preço

Adultos: 70kr (US$10.2).
Estudantes com carteirinha: 50kr (US$7.3).
Menores de 17 anos: entrada gratuita.
Quarta-feira: entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linhas 1A, 2A, 9A, 26 e 40.