Prefeitura de Copenhague

A Prefeitura de Copenhague é um dos edifícios mais altos da cidade e sua torre oferece uma visita excelente do coração da capital dinamarquesa. Sua arquitetura é um expressivo símbolo da história de Copenhague

A Prefeitura de Copenhague foi inaugurada em 1905, seguindo o projeto do arquiteto dinamarquês Martin Nyrop, que idealizou uma decoração cheia de acenos à história de Copenhague. Em sua fachada encontra-se a figura do fundador de Copenhague, o bispo guerreiro Absalão. Neste caso, ele aparece com vestimentas religiosas, embora em outros lugares mais centrais de Copenhague possa ser visto com uma armadura e montado a cavalo, sua representação como guerreiro. 

A ornamentação da Prefeitura Municipal de Copenhague também faz referência à flora e à fauna da capital. Se você observar de perto, poderá encontrar como elementos de sua ornamentação medusas, algas, gaivotas, corvos e até ursos polares, que não representam o clima gelado de Copenhague, mas sim a anexação da Groenlândia.

O salão principal é a sala mais bonita da Prefeitura de Copenhague e está decorado com bandeiras da Dinamarca e bustos de pessoas relevantes da história de Copenhague, como Andersen ou Nyrop.

O relógio mundial de Jeans Olsen

Este relógio histórico, concebido pelo serralheiro dinamarquês Jens Olsen, começou a funcionar em 1955, quando o rei Frederico IX lhe deu corda pela primeira vez. Trata-se de um sistema complexo formado por mais de 15.000 peças capazes de mostrar eclipses lunares e solares, a posição dos astros, os fusos horários e muito mais.

A torre da Prefeitura

A parte mais atrativa de visitar a Prefeitura de Copenhague é subir sua torre, que oferece excelentes vistas da cidade a mais de 100 metros de altura. Vale a pena subir os 300 degraus que levam a este mirante, de onde é possível contemplar os Jardins de Tivoli, a Igreja do Nosso Salvador e o Canal Nyhavn.

A subida à torre da Prefeitura de Copenhague inclui uma exposição sobre a história do local.

Radhuspladsen, a praça da Prefeitura de Copenhague

A praça da Prefeitura de Copenhague é a parte mais central da cidade e um dos pontos de encontro mais populares entre os habitantes da capital. Em Radhuspladsen é possível ver restos da antiga muralha de Copenhague, da fonte do dragão e da estátua dos vikings tocando o lur.

Horário

De segunda a sexta: das 11:00 às 14:00 horas.
Sábados: às 12:00 horas.
Domingos: fechado.
Visitas guiadas pela Prefeitura:
De segunda a sexta-feira: às 13:00 horas. 
Sábados: às 10:00 horas.

Preço

Torre da Prefeitura: 30kr (US$4.4).

Transporte

Você pode ir a pé da Estación Central København H.
Ônibus: linhas 10, 12, 14, 26, 28 e 33.